Rachaduras nos pés como resolver passo a passo
Rachadura nos pés é o tipo de coisa que vira e mexe nos aparece, e vamos combinar que agora no verão não é uma boa ideia, afinal, não fica nada bonito utilizarmos sandálias, chinelos e rasteirinhas com o pé todo rachado, né? Veja como tratar rachaduras nos pés.
Pensando em tudo isso o artigo de hoje resolveu trazer um passo a passo sobre como resolver rachaduras nos pés, e além disso você vai entender melhor porque isso pode estar acontecendo, confira.
O que são rachaduras nos pés?
As rachaduras nos pés é algo que acontece quando a nossa pele fica muito seca, e isso acaba quebrando com o peso do corpo, e das pequenas pressões das atividades que fazemos no dia a dia, como subir uma escada, ou fazer exercícios físicos diariamente.
Como já mencionamos acima ter rachaduras nos pés pode ser algo muito comum! Mas muita gente ainda não conhece os poderosos tratamentos caseiros.
Como resolver as rachaduras nos pés passo a passo
Lembrando que todo esse passo – a – passo para que você se livre das rachaduras nos pés devem ser feitos por pelo menos duas vezes na semana, ou durante todos os dias, enquanto sentir que seu pé ainda está ressecado ou com grandes rachaduras.
Passo 1: Faça um escalda pés hidratante
O nosso primeiro passo do tratamento caseiro é fazer um escalda pés! O escalda pés vai servir para amolecer a sua pele abrindo os poros, para que o creme hidratante consiga ser absorvido por todas as camadas da pele.
Mas você sabe fazer um escalda pés? O ideal é fazer da seguinte forma:
- Adicionar água morna em uma bacia, se atente a colocar uma quantidade de água que deixe o seu pé todo molhado;
- Pegue cerca de 2 colheres de sopa e encha de creme hidratante (pode ser qualquer marca que você já use e conheça os resultados);
- Agora é hora de misturar o creme hidratante para ficar bem dissolvido no água;
- Com a mistura pronta você deve deixar o seu pé dentro do balde por cerca de cinto a 10 minutos! Dessa forma você vai garantir que o seu pé está mole e absorvendo todo o creme hidratante.
Atenção, ao fazer o escalda pés deve – se prestar muita atenção na temperatura da água que não deve ser muito quente, além disso o hidratante ter que se colocado na medida ideal, caso contrário isso pode agredir sua pele, a deixando mais seca! E não é essa nossa intenção, né?
Passo 2: Secando os pés corretamente
Depois que você terminar o ritual do escalda pés é hora de secar muito bem a sua pele! isso vai evitar que os fungos cresçam, principalmente entre os dedos dos pés!
Mas também não utilize muita força no contato da toalha com a pele, senão você pode deixar a pele ainda mais irritada, a deixando ainda mais ressecada.
A forma ideal de secar a pele é fazendo tudo com muita calma, movimentos leves, sem fazer nenhum tipo de pressão sobre a pele! depois de secar deixe os seus pés para o ar durante alguns minutinhos, para que eles se sequem por completo.
Passo 3: Retire o excesso de pele com ajuda de uma lixa
O terceiro passo não é obrigatório, e deve ser realizado quando o seu pé já não estiver mais com rachaduras, mas mesmo assim você sentir sua pele seca e grossa. Nesse caso antes de colocar os seus pés para secar de uma forma natural você deve passar a lixa nos pés (ou uma pedra pomos) os movimentos sobre os pés devem ser bem leves, principalmente sobre o calcanhar para retirar todo o excesso de peles mortas.
Esse passo também pode ser feito nas regiões mais secas do pé, como a lateral do dedão! Retire a pele que saiu com água morna ou mesmo utilizando uma toalha.
Passo 4: Passando creme hidratante
Esse é o último passo para você resolver o seus problemas de rachadura! E ele é muito importante dentro de todo o ritual caseiro.
Você deve passar creme hidratante quando o seu pé estiver totalmente seco, passando o hidratante você pode fechar poros, e também acabar com a hidratação da pele.
Procure um hidratante bem espesso, pois dessa forma o seu pé será mais hidratado! Os cremes que são mais finos também vão fazer efeito, mas não tão efetivos, entende?
Depois de passar o creme hidratante é hora de vestir uma meia para garantir que a pele absorva todos os passos da nossa receitinha caseira! E ainda a meia vai te ajudar a não escorregar, já que por conta do hidratante o seu pé pode estar bem lisos.
Nós sempre recomendamos que esse tratamento seja feito na parte da noite, antes da pessoa dormir, dessa forma ela consegue ficar com as meias por mais tempo, e não sente a pressão do sapato.Lembrando que quem apresenta fatores de risco deve sempre criar a rotina de passar hidratante, de preferência antes de tomar banho ou depois de ir deitar.
Como posso evitar que meu pé fique rachado?
E além de conhecer essas receitinhas é muito importante saber o que pode ser feito para evitar que os pés fiquem rachados!
A primeira coisa que você deve fazer é manter sempre seus pés hidratados, lembre – se que uma das causas da rachadura é a falta de hidratação da pele, pois ela fica com maior probabilidade de quebra.
Além disso evite andar por muito descalço, isso pode deixar seu pé machucado e seco com maior facilidade! Pode usar as sandálias e os chinelos, mas não faça seu uso ser frequente, pois isso aumenta as chances de rachaduras.
Se manter acima do peso também é algo que vai ajudar a não ter rachaduras nos pés! E se você é fã de tomar banho com água muito quente, é hora de rever, pois isso pode estar te causando rachaduras. E para completar beba bastante água durante o dia, assim sua pele fica mais hidratada como um todo.
Temos certeza que com esse tratamento e essas dicas extras você vai dar adeus de uma vez por todas aos pés rachados.
1 Resultado
[…] Charme e elegância em qualquer ocasião. Lembrando que as meias SÃO TOTALMENTE DISPENSÁVEIS. Para isso, é importante dar uma olhadinha no cuidado com os pés e hidratação dos calcanhares. Veja aqui como cuidar dos pés adequadamente. […]