Olá Shoelovers! Tudo bom com vocês?

O inverno já está começando e boa parte das vitrines de lojas de sapato já estão com as novas tendências da estação a venda. Como todo inverno o grande destaque da estação são as botas. Mas diferente dos anos passados em que os destaques para as mulheres eram as botas estilo cowboy e montaria, esse ano o grande destaque são os modelos de coturno.

coturno-cover

O coturno como é conhecido hoje em dia surgiu em meados do século passado e era de uso exclusivo militar, tendo sido feito especialmente para soldados usaram em missões de campo. Por isso o seu nome original é combat boots (botas de combate em tradução livre). Ele só passou a fazer parte do guarda-roupa popular por volta dos anos de 1970 com o surgimento do movimento punk. Mas só fizeram sucesso nas passarelas graças a estilista britânica Vivienne Westwood, que era figurinista da banda Sex Pistols e foi a primeira pessoa a levar o street wear e a transgressão ao mundo da moda.

Vivienne Westwood agradecendo junto aos modelos no fim de um desfile.

Vivienne Westwood agradecendo junto aos modelos no fim de um desfile.

Desde então o calçado foi adotado por diferentes tribos urbanas, entre elas os grunges, góticos, metaleiros. Com o passar do tempo o coturno acabou sendo destaque em algumas coleções de diferentes estilistas, mas nunca eram totalmente aceitos pelo seu visual mais pesado que exigia uma certa atitude para ser usado.

Porém nesse inverno a coisa mudou de figura. Depois de anos deixado o segundo plano o coturno voltou com tudo as passarelas graças a forte tendência militar que invadiu essa estação. Quase todas as marcas lançaram modelos de coturno em vários materiais, texturas cores e acabamentos diferentes. E dessa vez ele não faz parte apenas dos guarda-roupas dos mais atrevidos, várias it girls que tem um estilo mais girly incorporaram ele em suas produções.

Confiram alguns exemplos de diferentes looks compostos por coturnos:

bruna-vieira-lookbook-blog-depoisdosquinze-capricho-matéria-coturnos-looks-lookdodia

A blogueira brasileira Bruna Vieira, do Depois dos Quinze, é uma das que mesmo tendo um estilo mais romântico não abre mão de um bom coturno.

coturno-look-1

coturno-look-2

coturno-look-5

coturno-look-4

Eu já garanti o meu e posso dizer que apesar da aparência de sapato pesado ele é super confortável. Sem falar que ajuda a dar uma cara mais descolada até na combinação jeans e camiseta.

Eu gostei tanto do que comprei que já estou pensando em aumentar a minha coleção. Os dois que estou de olho agora são esses aqui que estão a venda na Dafiti:

Petite-Jolie-Coturno-Vira-Caveirinhas-Bege-6506-1142221-1-zoom

Coturno Petite Jolie

Dakota-Bota-Coturno-Alto-Preta-5008-4956221-1-zoom

Coturno Dakota.

Shoe beijos!

Gostou? Receba novidades por e-mail!

Veja também: