Siga a lista cuidados com os pés para que você comece o ano de 2016 com os dois pés em perfeito equilíbrio.

O ano novo chegou, e com ele inúmeras promessas: perder peso, começar uma atividade física, malhar, correr, voltar a praticar aquele esporte que você ama ou continuar as atividades esportivas que você já costumava fazer.
Para todos os meios, é importante sempre lembrar que devemos ter alguns cuidados com os pés e manter a saúde, evitando lesões e melhorando o nosso desempenho.

5 cuidados com os pés para a sua saúde

1. Aquecimento sempre!

Nada de pressa! Um dos cuidados com os pés mais importante antes de realizar qualquer atividade física, é começar sempre com o aquecimento. Isso prepara seu corpo e seus pés para encarar algo mais “agressivo” ao seu corpo. Seus pés não podem ser forçados com movimentos bruscos de uma hora para outra, então comece com um leve alongamento e uma corridinha de 5 minutos para esquentar o corpo e aquecer os músculos.

2. Melhore seu condicionamento físico

Acostumar o seu corpo com atividades frequentes que não estimulam o crescimento nem a melhoria do seu condicionamento pode ser sinônimo de preguiça, sim! O segredo é aumentar pouco a pouco a distância percorrida ou o tempo gasto na sua atividade física para forçar o corpo a obter melhores resultados ao longo da sua caminhada esportiva. Isso vai ajudar você a ter um melhor condicionamento muscular. Outra dica é sempre alternar exercícios e atividades, obtendo sempre melhoria dos resultados.
aquecimento-exercícios-condicionamento-esporte-cuidados-ortopédicos-pés-saudáveis

3. Tênis esportivos específicos para os seus pés

Sua pisada é supinada, pronada ou neutra? Não faz ideia do que estamos falando? Então, pare tudo, e não comece suas atividades físicas sem antes conhecer melhor os seus pés.
Conheça melhor os tipos de tênis e pisadas para melhorar seus cuidados com os pés:

Cada tipo de pisada determina a forma como vamos escolher nossos tênis e até calçados na rotina do dia. Já que estamos falando de esportes, é sempre bom lembrar que os calçados devem dar suporte para os nossos pés de acordo com o arco. Outra dica é usar os sapatos para treinamento específicos que você está fazendo. Se você pretende começar a praticar corrida, por exemplo, não dá para usar um simples tênis de caminhada ou aquelas chuteiras. É preciso sempre priorizar os cuidados com os pés e evitar lesões futuras.

4. Evitar e prevenir lesões – cuidados com os pés

Se você já teve alguma lesão e ela se tornou recorrente na sua saúde, é sempre bom tomar cuidados com os pés especiais para que não voltem a acontecer ou prejudique os músculos e tendões. Uma dica é usar fitas para tornozelos. É importante lembrar também de trocar seus tênis desgastados. Nada de apego com aquele par de tênis velhinho, pois é recomendável a troca regular de tênis a cada seis meses, de acordo com o seu uso.
cuidados-ortopédicos-corrida-estrada-run-pés-correr-cuidados-com-os-pés Uma boa superfície também é recomendada para começar treinos leves e até mais pesados. Evite buracos, pedras e estradas com superfícies irregulares. Atenção às trilhas escolhidas, conheça sempre o terreno.

5. Cuide bem do seu corpo
Se todos esses conselhos não foram suficientes para sua saúde, é importante lembrar que seus pés são a estrutura que sustenta o seu corpo, e sempre que possível deve-se pôr em prática todos os cuidados com os pés necessários para uma melhor qualidade de vida e esportiva.
lesão-esportiva-dores-nos-pés-panturrilhas-cuidados-ortopédicos-cuidados com os pés

Equilibre seu peso, e em qualquer sintoma de dores recorrentes, incômodos no tornozelo e nos pés durante atividade física estão alarmando um acompanhamento médico. Evite movimentos que forcem sua musculatura mais do que ela pode suportar, e lembre-se sempre desses pequenos cuidados com os pés, assim seus treinos serão bem mais rentáveis nesse novo ano!

Curta nossa página no Facebook para não perder nenhuma dica para saúde dos pés.

Sapatos de arrasar no Facebook

Gostou? Receba novidades por e-mail!

Veja também: