Restaurar e limpar sapatos de couro pode parecer uma tarefa nada fácil. Se por algum motivo você deixou seus sapatos de couro riscados, arranhados ou eles simplesmente foram perdendo o brilho e ficando desgastados, há sempre uma maneira de resolver isso. Você vai ter de volta seus sapatos que antes pareciam velhos e sem vida, com essas dicas vão ficar novinhos e restaurados.

Cuidados ao limpar sapatos de couro

1. Limpeza
Antes de testar qualquer processo para limpar sapatos de couro, é necessário deixar os seus calçados limpos. Use uma esponjinha com água morna e um pouco de detergente líquido com PH neutro. Faça a limpeza dos seus sapatos e deixe secar a sombra.
detergente-neutro-esponja-para-limpar-sapatos-de-couro

Se por algum motivo os sapatos de couro estiverem molhados, é importante deixá-los secarem, para depois poder limpar sapatos de couro.

2. Restaurando o brilho
Algumas receitinhas podem ser usadas para limpar sapatos de couro que estão gastos e sem vida. Para isso, você vai utilizar óleo de linhaça, vinagre branco, vaselina e 3 flanelas de camurça.
oleo-de-linhaça-dicas-para-restaurar-sapatos-de-couro
1. Com uma misturinha de 4 colheres de sopa de óleo de linhaça + 2 colheres de sopa de vinagre, utilize um pano limpo para ser umedecido.
2. Faça movimentos circulares, passando o pano nos sapatos de couro, depois passando essa misturinha por toda a superfície dos sapatos e deixando pelo menos 12 horas de descanso.
limpar-sapatos-de-couro-flanela-limpar-restaurar-sapatos-de-couro 3. Use um pano limpo para remover a mistura dos sapatos de couro e com outro plano limpo.
4. Com outra flanela limpa e uma colher de vaselina, espalhe com cuidado pelos sapatos, e esfregue até que o brilho apareça nas suas botas.

3. Amaciando os sapatos
O uso do óleo de vison é indicado para amaciar os sapatos de couro.
O óleo de mocotó também se torna uma ótima alternativa para dar mais flexibilidade ao material e amaciar os sapatos e botas de couro.

oleo-de-mocoto-para-couro-sapatos 1. Com um pano limpo e macio, coloque um pouco do óleo, tomando cuidado para não encharcar demais.
2. Esfregue todo seu sapato de couro e deixe secar naturalmente.

Isso é ótimo para quem deseja folgar e amaciar sapatos de couro que estão um pouco apertados. Com certeza você terá sapatos mais confortáveis.

4. Eliminando Odores
Há uma bem simples de remover o mau cheiro dos sapatos de couro. Chumaços de algodão levemente molhados com o seu perfume podem ser colocados dentro dos sapatos de couro e deixado de um dia para o outro, assim o mau cheiro será eliminado.
bolinhas-de-algodão-com-perfume-para-remover-odores-mau-cheiro-sapatos-de-couro

5. Mofo no couro
Use essa técnica apenas quando for limpar sapatos de couro que estejam com mofo. Para 4 partes de água, coloque uma parte de vinagre, misture e limpe todo o calçado. Deixe secar naturalmente.

6. Couro branco
Se o material que você deseja limpar sapatos de couro branco ou com texturas bem clarinhas, experimente limpar levemente a superfície com uma borracha branca, caso deseje retirar alguma mancha que persiste em não sair, mas que seja bem pequena.
sapatos-de-couro-branco-restaurar

7. Removendo arranhões
Com uma toalha macia de microfibra, um cotonete, acetona ou álcool e um material polidor de cor semelhante ao da sua bota ou sapatos de couro você consegue eliminar facilmente arranhões e limpar sapatos de couro de maneira eficaz.

1. Primeiro limpe os sapatos com a toalha, dando mais importância a área que está arranhada.
2. Molhe o cotonete com um pouco de álcool ou acetona, e esfregue levemente no arranhão até que ele suma.
cotonete-com-alcool-para-limpar-restaurar-sapatos-de-couro 3. Seque o local e rapidamente em seguida passe o polidor de couro.
4. Ao secar completamente, lustre os sapatos para dar brilho, e assim os arranhões terão desaparecido.

8. Spray de cabelo
Além de limpar, é possível também retirar arranhões dos sapatos e botas, molhando um cotonete com o spray de cabelo e esfregando no área afetada com arranhão. Rapidamente é preciso que você passe um pouco de polidor de couro com um pano ou escova macia própria para calçados de couro.
spray-cabelo-para-sapatos-de-couro
sapatos-de-couro-spray-de-cabelo-limpar-sapatos

9. Hidratar o couro
Para limpar sapatos de couro e hidratar o material dos seus sapatos você deve usar algumas gotas de óleo de amêndoas doces ou gotinhas de vaselina líquida.
oleo-de-amendoas-doce-vaselina-sapatos-de-couro 1. Para isso, use um pano limpo e úmido, torça bem e utilize o pano quase seco para o próximo passo.
2. Esfregue os sapatos de couro, deixando os sapatos descansarem por cerca de 10 minutos com o óleo e a vaselina.
3.Lustre os sapatos com um pano limpo e seco. Além de dar brilho, esse processo removerá as manchas, hidrata o couro, dando um up no visual do seus sapatos de couro.

Amaciantes de couro são o material mais recomendado para hidratar sapatos de couro, porém fique atento pois se os seus sapatos forem nobuck ou outro material é preciso procurar o amaciante para cada material específico.

Agora seus sapatos de couro vão ficar parecendo novinhos! Esperamos que você tenha gostado destas dicas.
Para não perder outras dicas, curta nossa page no Facebook 😉
www.facebook.com/sapatosdearrasar

Gostou? Receba novidades por e-mail!

Veja também: